Orozco I


- A primeira aula com o Orozco foi muito legal. É um seminário que trabalha, principalmente, com metodologia de pesquisa. Ele introduziu abordando alguns dos paradigmas básicos da pesquisa científica, mostrando os problemas desses paradigmas (pesquisa qualitativa x pesquisa quantiativa, centro no objeto e não no sujeito pesquisador, etc.). Disse que existe a necessidade de centrar a metodologia em um processo de diálogo entre sujeito pesquisador, objeto e teoria, sempre fazendo decisões que vão influenciar os resultados desse processo. Mostrou a importância do contexto e de não realizar um "recorte" no objeto, procurando abordar todas as suas relações com os conceitos e preceitos teóricos através de pontes empíricas.

O seminário foi muito interessante porque muitas idéias que ele expôs são exatamente a maneira como eu vejo a pesquisa científica e a metodologia de pesquisa, embora com algumas outras coisas eu não concorde muito.

Já compramos os nossos ingressos para a estréia mundial de Matrix Revolutions. Achamos que vai ser uma decepção divertida. :DDD