Concerto de Natal


- Hoje, já em clima de Natal, fui até a Catedral para ver (e ouvir) o Concerto Natalino, promovido pela Sociedade Música pela Música. O evento era gratuito, a acústica da Catedral é fenomenal, e eu não pude ir no Concerto Natalino que foi realizado por eles no Theatro Guarani porque estava trabalhando, então fui bem feliz a arrastei comigo o Ricardo.

coro.jpg


O repertório foi excelente. Além do coro de Hallelujah do oratório Messias de Haëndel, uma peça extremamente popular no Natal (e que, reza a lenda, foi escrita em apenas 21 dias e é uma das minhas peças barrocas favoritas), foram executadas a Cantata 147 de Bach e a Ave Maria (embora o Cannon em Ré menor, a minha preferida, tenha ficado de fora - talvez porque não tenha coro), além de Ave Verum de Mozart e Adeste Fidelis, que eu adoro. Outras peças populares também foram contempladas, como White Christmas, Noite Feliz, Bom Natal, e etc. O coro atuou de modo fenomenal, com destaque para Hallelujah e Adeste Fidelis, as melhores. A acústica ajudou muito, ouviam-se todos os instrumentos, e eu gostei muito dos metais. (As cordas eu não achei tão boas, os celos e violas pareciam afinados, mas os violinos, de vez em quando, soavam um pouco destoantes uns dos outros.) Os solistas também fizeram um trabalho muito bom.

Por fim, devo dizer, foi uma noite emocionante. Apesar das pessoas às vezes cantarem junto com os solistas e coro, ou ficarem paradas na frente, ou simplesmente baterem papo ao celular durante o evento, eu fiquei embasbacada. Várias vezes fiquei arrepiada com as interpretações. Foi muito legal mesmo. Além de ter sido uma experiência antropológica interessante ver tantas pessoas diferentes apreciando a música clássica e a música em geral. A SMPM está de parabéns. Foi um momento único e lindo e, sobretudo, de popularização da música para a comunidade.