"Ou não"


- Bem, não pude fazer atualizações direto da Compós 2005. Ao contrário do que eu esperava, as pessoas não conhecem a Internet em Niteroi. Quando eu perguntei no hotel se tinha wireless, eles responderam "uai- que???". Então que só tinha um mísero computador, numa sala de oompa-loompas, debaixo de uma escada com uma micro-porta, caríssimo e que eu só consegui usar uma vez, para ver emails. Então vou contar agora como foi. :)

# A ida foi horrível. Não tinha teto em Porto Alegre (novidade... isso sempre acontece nesta época do ano e eu e todo mundo do RS ficamos quase 3 horas esperando pra embarcar em POA. MC, ao contrário do que tu pensas, fui muito comedida na comida. Só tomei um café no McCafé. :P

# Chegamos em Niterói as 15h30min, quando deveríamos ter chegado as 12h. Impressões do Rio: É muito mais lindo do que eu me lembrava. Fiquei com vontade de voltar na Intercom. Niteroi tb é muito linda, do lugar onde estávamos dava para ver toda a Baia de Guanabara, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Lindíssimo. Mas os caras não têm cibercafés em lugar nenhum e nem conhecem o advento da internet wireless.

# Os trabalhos do GT foram muito legais. Apresentaram trabalhos no primeiro dia: Francisco Rüdiger, Eugênio Trivinho, Alex Primo, Julio Valentim (a bolsa UOL do André Lemos vai pra ele, conversamos sobre o assunto) e Fabio Malini. Os debates, neste dia, foram bem acirrados. Mal tivemos tempo para almoçar. Quem estava participando do GT (das pessoas "antigas"): Simone Sá, Vinicius Pereira, Henrique Antoun, Erick Felinto, André Lemos, Juremir Machado, Francisco Menezes, Fernanda Bruno e etc. (devo estar esquecendo de várias pessoas...). Depois dos trabalhos, foi feita a reuniao para discutir o esquema da reclivagem, onde ganhou o nome "Comunicação e Cibercultura" e uma ementa proposta pelo André. Deve aparecer no próximo ou no outro ano.

# No segundo dia, apresentaram: Denise Araujo, Yara Rondon, Maria Cristina Ferraz , Paula Sibilia e eu. Eu fui a última. O dia estava mega quente (ninguém avisou pros cariocas que é inverno), eu já estava passando mal de enxaqueca e não dava para ligar os ventiladores da sala porque faziam muito barulho. Então eu apresentei meio "fora da realidade", mas o Alex disse que foi bem. Fui verdadeiramente sabatinada pelo GT, mas foi legal. Eu estava nervosa, mas pensei nos ensinamentos do mestre Yoda ("do it ou do not, there is no try") enquanto assisitia o Episode 2 na TV e resolvi não me estressar. Ninguém criticou o que eu achava que era o verdadeiro furo do trabalho, então ok. :)

# A festa do ultimo dia foi, bem, normal. Quem me conhece sabe que eu, paradoxalmente, não sou lá muito social, então fiquei assistino as pessoas se divertirem. Todo mundo ficou lá dançando, primeiro com um grupo de pagode, depois com música eletrônica e eu fiquei sentadinha conversando e observando. Teve bastante CPM, para os que perguntaram, mas de pessoas diferentes. E outras coisas foram exatamente iguais a sempre.

# Estranhamente, achei essa compós pior que a do ano passado. Não me senti muito bem, fiquei muito na minha e várias coisas meio chatas aconteceram. Acho que o resultado final foi bom, conversei com muita gente que não tinha falado antes e essas pessoas foram extraordinariamente simpaticas comigo. O Alex disse que esse sentimento de frustração é normal depois do congresso. hehehehe. Bem, veremos. Acho que é mais ou menos isso.