O Estado da Blogosfera - Technorati


O Technorati publica, anualmente, um pequeno relatório denominado The State of Blogosphere, onde eles apresentam uma visão geral da blogosfera a partir de seus dados. Este ano, além dos dados dos blogs que eles seguem, há a novidade da parte qualitativa, onde eles conversaram com os blogueiros a respeito de seus blogs. O Technorati atualmente consegue trackear 133 milhões de blogs, um número bastante significativo, se comparado com outros sistemas sociais da Internet. O estudo ainda não está online na íntegra (será disponibilizada uma nova parte dele por dia). Alguns elementos interessantes da primeira parte do relatório de 2008 (Quem são os blogueiros), que acabou de sair com um breve comentário.

# O Technorati afirma que a blogosfera começa a atingir o mainstream da mídia e que, com isso, a fronteira do que é um blog e do que é uma mídia tradicional começa a ficar cada vez mais borrada. Aumenta o número de blogs que utilizam alguma forma de monetização e os chamados blogs profissionais. A conseqüência direta é também que blogs estão cada vez mais difíceis de serem facilmente definidos.

# Interessante a perspectiva de que a maioria dos blogs se enquadram na categoria "pessoal", de acordo com o relatório. As categorias foram auto-determinadas pelos usuários pesquisados (pessoal, profissional e corporativa). Para o Technorati, blogs pessoais consistem em "blog about topics of personal interest not associated with your work". Com isso, o Technorati toca na questão da percepção dos blogs como um espaço pessoal, construído para refletir interesses e perspectivas do indivíduo. Interessante notar também que as categorias "corporativa" e "profissional" começam a crescer, demonstrando uma possível "profissionalização" do blog como atividade econômica.

chart-p1-segments.png # Aliás, nessa linha de blogging profissional aparecem os dados de que a maioria dos blogs apresenta algum tipo de propaganda (link pago), 24% dos blogueiros asiáticos faz posts pagos (contra apenas 5% da Europa e 4% dos EUA). Interessante notar também que, daqueles que possuem blogs nas categorias corporativo e profissional, 65% admite ter, também, um blog pessoal. Tenho minhas ressalvas com relação ao aumento de blogs com propaganda, uma vez que a inclusão de links desse tipo está automatizada (ou quase) pela maioria dos sistemas de blogs públicos. Talvez esse dado seja menos uma conscientização do público e mais uma conseqüência da ferramenta.

# As mulheres, apesar de minoria na blogosfera (apenas 34%, de acordo com os dados), também são as mais seletivas em termos de conteúdo e aquelas que possuem mais blogs pessoais (de interesse, com elementos da família e etc.). A maioria dos blogueiros tem entre 18 e 34 anos, mas é uma maioria pequena (50%), o que mostra que os blogs estão cada vez mais utilizados por faixas etárias variadas.

# A América do Sul tem apenas 7% do total de blogs pesquisados pelo sistema. Não sei até que ponto esse dado reflete a realidade, uma vez que a maioria dos blogs que o technorati pesquisa são, por conseqüência óbvia, em inglês, uma vez que o sistema não possui um suporte multilingüístico. (A metodologia exposta no site não deixa claro como a pesquisa foi feita neste sentido.)

Amanhã tem a parte de das razões pelas quais os blogueiros blogam (e é minha parte de maior interesse, por isso, aguardem comentários mais profundos). Ah, para quem quiser ler mais, o David Sifry também comentou alguns dos dados divulgados, leiam aqui.

Update: O Marshall Kirkpatrick do Read Write Web faz uma análise bem crítica dos dados mostrados, argumentando que a velocidade de crescimento da blogosfera está diminuindo e questionando a abrangência dos dados da pesquisa, perguntando se os números apresentados pelo Technorati na questão demográfica seriam realmente representativos (que eu também questionei na questão dos 7% da América Latina).