Twitter: Muito barulho por nada?


Um dos motivos que levou meu interesse em pesquisar um pouco mais o Twitter foi, entre outras coisas, o buzz que começou a surgir em torno da ferramenta. Isso aumentou minha curiosidade a respeito das potencialidades que a ferramenta tinha. No entanto, é claro que, como o Calazans aponta com freqüência nos trabalhos do Ibope/NetRatings, o Twitter é uma ferramenta com uma base de usuários ainda muito pequena no Brasil e no mundo, quando comparado com outros sites.

Nada no Brasil em termos de site de rede social é capaz de superar o Orkut atualmente. A base de usuários do Orkut ainda é gigantesca se comparada com quaisquer dos demais sites como o Facebook, o MySpace e o próprio Twitter. Fiz uma busca no Google trends, apenas para ilustrar essa questão. Baseado apenas no tráfego do Google, vemos como o tráfego das buscas do Orkut (apesar de decrescente) é imensamente maior que o das outras ferramentas.

grafico2.jpg

Logo, se tomarmos o Orkut como base, todas as demais ferramentas sao ferramentas de nicho. Do meu ponto de vista, o Orkut guarda muitas populações e interesses diferentes que convivem ali. Os outros sites focam de uma forma mais especifica determinadas linhas de interesse e determinados públicos. O MySpace, de uma forma geral, encontrou parte do seu foco na questão da música. E inegável que o MySpace é um espaco para o contato entre as bandas e que muitas tem usado sistematicamente o sistema para aumentar seu alcance e popularizar suas musicas. O MySpace tem investido no vídeo também, o que pode ampliar ainda o seu alcance. O Facebook, de outra sorte, também é nicho no Brasil. A impressão que eu tenho é que ele vem crescendo nos últimos tempos, mas principalmente por conta de uma população que quer um diferencial do Orkut. O Twitter também é um site de nicho. Tem crescido e tem criado buzz principalmente por conta de seus próprios adotantes.

grafico1.jpg

No gráfico acima, penso que vemos uma clara influência do buzz sobre o Twitter, mas ao mesmo tempo, percebe-se que o peso das três ferramentas está relativamente semelhante em 2009. O Twitter parece ter uma base de usuários menor que os demais sites, mas é capaz de gerar mais buzz. Por que isso acontece?

Primeiro por conta da própria estrutura do Twitter. Como site de rede social, ele permite uma complexificação muito grande de suas redes internas, que parecem ser bastante interconectadas (alguns estudos estão demonstrando isso). Como é mais conectado, as informações circulam mais rápido e de forma mais abrangente. Segundo porque, como eu já defendi em outros posts, o Twitter foi adotado como uma ferramenta informacional e é por causa disso que tem uma capacidade muito maior que a dos outros sites de propagar informações e ampliar o seu alcance. Para mim, é nessa característica de difusão de mensagens pela rede que está o diferencial do Twitter e que está a explicação enquanto gerador de buzz. Finalmente, o Twitter foi apropriado por um grupo de usuários de Internet que eu chamei heavy users. Isso significa que são pessoas envolvidas com mídia digital, pessoas que valorizam essas conexões e suas trocas e finalmente, pessoas que possuem outras ferramentas (como blogs, fotologs e etc.) que auxiliam a amplificar o poder de difusão de informações da ferramenta.

Sendo assim, é claro que concordo que o Twitter é hype e é um site de nicho. É mesmo. Mas reparem que o buzz que a ferramenta está fazendo supera muito aquele que outras fazem. Não acho que nenhum desses sites vai ser comparado com o Orkut. Mas acho que é uma ferramenta que está fazendo barulho e que esse barulho pode dar algum resultado curioso em termos de adoção.