ago
27
Social Games e o Facebook
27-08-2009

Os Social Games e o Facebook
Utilizar um site de rede social como plataforma de lazer é apenas óbvio e os desenvolvedores do Facebook têm feito isso já há algum tempo. Dentro deste nicho, o desenvolvimento de jogos parece ter encontrado uma força nova, especialmente naqueles jogos chamados "sociais", ou seja, cujo valor é construído dentro da rede social. Assim, vários jogos do Facebook, como o Yakuza Lords, o Mafia Wars e etc. precisam que os jogadores cooperem com seus amigos para vencer outros grupos (mafias). Em outros jogos, como no FarmVille a diversão está em competir diretamente com seus amigos e verificar o quanto você consegue ser melhor que eles. De um modo ou de outro, o valor social desses jogos é potencializado pela ferramenta, que permite que os atores publiquem e dividam resultados com sua rede social, negociem presentes, compitam e cooperem de forma coletiva. Além disso, esses jogos podem ser instrumentos de reputação (divulgar entre seus amigos que você é o melhor), de sociabilidade (conhecer pessoas, participar de fóruns, ampliar a rede social para melhor atuar no jogo), de suporte social (apoio da rede nas tarefas difíceis) e etc. Ou seja, em última análise, o Facebook permite canalizar parte do capital social construído pelas suas redes também para os aplicativos que são adotados por elas.
O advento desses jogos é apenas um dos elementos que ampliam o interesse no Facebook, mantendo a base de usuários ativa e as redes sociais trocando informações e construindo valores. Mas mais do que isso, eles apresentam todo um fenômeno um pouco diferente de interação social na ferramenta.
O Caso do FarmVille

Apesar dos problemas, no entanto, esses jogos ainda representam apenas um primeiro momento em termos de jogos em sites de redes sociais. Vale a pena ficar de olho para entender como a apropriação desses jogos vai acontecer nesses sites, que valores novos serão criados/difundidos e, ainda, como tudo isso vai impactar nas redes sociais dos jogadores. Um ótimo tema de pesquisa. :-)