out
29
Orkut x Facebook no Brasil
29-10-2010

Hoje, eu continuo pensando na mesma coisa. E apontaria os três fatores pelos quais o Facebook vem dando certo no Brasil (com algumas inclusões):
- Aplicativos e Jogos - Eu diria que um dos grandes fatores motivacionais (se não o mais importante) para a migração para o Facebook está nos aplicativos e, de um modo especial, nos jogos. Também consultei para empresas de jogos e fiquei impressionada com a aceitação e o papel dessas ferramentas no crescimento do Facebook. Não se enganem, apesar da interface do Facebook ser uma barreira à adoção no Brasil, é cada vez maior a motivação para aprender por causa dos jogos. E o que é mais curioso: Essa adoção se dá entre usuários que não são normalmente early users. Como o jogo é adotado em grupo (a graça é jogar com e contra os amigos), há um grande espalhamento de convites para as redes offline, o que contribui para o crescimento do FB por aqui.
- Ilusão de maior privacidade - Já comentei isso, mas um dos maiores problemas do Orkut hoje é a questão da privacidade. Essa é uma preocupação recente, especialmente entre os usuários de classes mais altas. O Facebook tem sérios problemas com a privacidade, mas passa a ilusão de que é mais privado. Além disso, muita gente descobriu as benesses de ter um grupo menor de pessoas adicionadas na sua rede social e como tem menos gente no Facebook, a rede não está muito clusterizada ainda e é possível ter menos gente com acesso ao seu perfil.
- Diferenciação - Apesar de menos importante, eu apontaria a migração também pela diferenciação e de criação de fronteiras que foram apagadas no Orkut. As pessoas migram também porque querem estar num espaço diferente, onde não estão as partes negativas do Orkut/as populações e etc. Está baseada na ilusão de privacidade que falei acima.
Tem muitas questões que precisam ser observadas aí. Mas sim, acredito que o Facebook já é uma ameaça ao Orkut no Brasil. Não vejo uma migração em massa para o FB a curtíssimo prazo. Mas vejo uma perda de valor no Orkut que pode acarretar numa divisão de populações considerável e numa queda expressiva no tráfego a curto e médio prazo (na verdade, li em algum lugar que a queda já ocorria). E a longo prazo, talvez uma perda de usuários igualmente expressiva. Até porque estamos vendo acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu na Índia. Vamos esperar para ver.