A Tale of Two Hashtags: Repercussão do Pronunciamento da Dilma


Então ontem às 21h, como todos sabe, a presidenta Dilma se manifestou finalmente a respeito dos protestos que estão acontecendo em todo o país. Em seguida após o pronunciamento, eu tentei mapear as repercussões no Twitter. Duas hashtags, em especial, chamaram a minha atenção: logo apareceu a #TamoJuntoDilma, claramente apoiando o pronunciamento, seguida por uma contraposição #CalaABocaDilma. Examinei as duas redes coletando os tweets no mesmo horário.

Rede #TamoJuntoDilma
Embora essa hashtag estivesse sempre em segundo lugar nos TTs, foi aquela que em todas as buscas, obtive um maior número de tweets. Mesmo retirando os tweets repetidos (pessoas que tuitaram mais de uma vez) ainda foi a rede que teve mais nós participantes no momento da coleta. Apesar disso, também é uma rede bastante cluterizada (vejam o grupo no meio), ou seja, uma rede onde um grupo muito ativo também retuitou e tuitou bastante com a hashtag. 

tamojuntodilma.png
Dados:
Número de nós - 4513
Número de conexões no mapa - 5792

Usuários que aparecem com um indegree mais alto (ou seja, receberam mais conexões, foram mais citados por outros usuários):
conecrewdir 154
ptnacional 123
thousandrew 69
dilmanarede 65
zededao2012 44
tijolaco 31
roscele 30
demswinner 29
imesninaroxa 28
blogdilmabr 27

Usuários que aparecem com um outdegree mais alto (ou seja, tuitaram mais citando outras pessoas):
ccsmp 33
Arykame 20
depaivatoledo 19
catal_huyuk 18
PaiJota 17
gojammaj 16
ruyacquaviva 16
meicobr 15
silvrib 14
Pattpaola 13


É importante notar que houve o esforço de um grupo que começou a incitar as pessoas a usarem a hashtag durante o pronunciamento para mostrar apoio ao Executivo. Ainda assim, o expressivo número de usuários não conectados que usou também a hashtag mostra um certo apoio mais orgânico. Também é importante notar que muita gente spameou usando AS DUAS hashtags e por isso a lista com os degrees pode estar com bastante ruído (especialmente no outdegree).

Rede de #CalaABocaDilma
Essa rede parece surgir claramente em resposta à primeira hashtag. Ela é bastante desorganizada, com várias pessoas tuitando várias hashtags até chegar em uma mais única (essa que eu coletei). Ainda assim, é uma rede menor no tempo de coleta e durante os momentos que eu coletei posteriormente, ela aparece com menos pessoas (embora uma boa quantidade de tweets). Vejam a rede a seguir. Observem como é pouco centralizada, mais orgânica e com menos usuários fazendo mais "barulho". (Essa rede, entretanto, foi coletada quando a hashtag já estava em primeiro nos TTs, cerca de 15 minutos após a coleta da anterior.)


calabocadilma.png
Dados:
Número de nós - 2044
Número de conexões - 2165

Usuários que aparecem com um indegree mais alto (ou seja, receberam mais conexões, foram mais citados por outros usuários):
celecarba 24
ptnuncamais 21
teresinhalopes 17
fckzpayne 9
fckingrippah 8
myallboobear 8
minejessiej 7
bbimbi 6
speakjusten 6
webert_viieira 6

Usuários com um outdegree mais alto (ou seja, tuitaram mais citando outros usuários):
rogerio_direito 5
Amel43 5
LucianeLazzarin 5
BethDAlmeida1 4
johny_crf 4
Garacchie2 3
znhl1D_ 3
ZeniBasso 3
josi_carlas2 3
tropadocheque 3



ttstopsydilma.jpg
Acima, o crescimento das hashtags em número de menções de acordo com o Topsy.

É importante lembrar que o algoritmo dos TTs funciona mais por volume de tweets em um determinado momento e menos por número total de tweets. Por isso que vemos o tempo todo os TTs "apropriados" por agendas de grupos como os fãs (já escrevemos paper sobre essas estratégias) e menos por temas dos quais todo mundo está falando.