Chamada de Trabalhos - "Linguagem, Sociedade e Tecnologia"


A equipe da revista Linguagem e Ensino (RLE - http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle), conjuntamente com os organizadores, professores Dr. Júlio Araújo (UFC), Dra. Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG) e Dra. Raquel Recuero (UCPel) convidam autores para submeter trabalhos inéditos para o seu próximo número especial (2014) que terá como tema "Linguagem, Sociedade e Tecnologia". 

O tema abarca aqueles trabalhos que, de alguma forma, focam as relações contemporâneas entre as linguagens, práticas linguístico-discursivas e as tecnologias de informação e comunicação, notadamente as digitais. A introdução e a apropriação dessas tecnologias pela sociedade gerou impactos consideráveis nas relações sociais, na educação, nas formas de interação e nos discursos. Assim, para este número, busca-se fazer um apanhado dos trabalhos de pesquisa que, de alguma forma, trazem essa discussão.


Temáticas relevantes:
- Redes sociais e Linguagem
- Identidade e Representação nas tecnologias digitais
- Gêneros Textuais nas Tecnologias Digitais
- Discurso Mediado pelo Computador

- Educação e Tecnologias Digitais
- Discurso, tecnologia e aspectos multimodais

- Tecnologias digitais e processos editoriais


Calendário:
Submissão de artigos - Até 20/06/2014.
Pareceres - Até 20/08/2014
Previsão de Publicação: Dezembro de 2014.

Para este número temático, podem submeter artigos pesquisadores doutores, mestres ou doutrandos.  A Linguagem e Ensino é um periódico científico semestral publicado pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, com Qualis A2.

 

Normas de publicação:

Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês. Os trechos citados devem ser traduzidos para a língua em que estiver escrito o trabalho. A extensão do texto deve ficar entre 5.000 e 7.000 palavras, contendo título, palavras-chaves e referências.

O artigo deve conter título, autor, instituição de origem, um resumo em inglês e português (de 100 a 150 palavras cada) e uma lista de três a cinco palavras-chave em inglês e português, independentemente da língua utilizada. Solicita-se que o resumo apresente, de modo conciso, o conteúdo de todo o trabalho, incluindo os resultados e/ou conclusões. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

As tabelas e quadros devem ser identificados e numerados com algarismos arábicos, seguidos do título. As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos) devem ser consideradas ‘Figuras’ e igualmente numeradas em sequência. Todas as tabelas e ilustrações devem estar incluídas no texto, não podendo ultrapassar as dimensões da página impressa (10 x 17 cm) na orientação "retrato".

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”. As referências devem seguir o formato da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como os de seus tradutores, se for o caso.  Para outros detalhes, utilize esse template (Clique para fazer o download.)

Diretrizes de Anonimato

Todos os artigos enviados serão analisados pelo sistema Peer-review, ou seja, por pareceristas e, portanto, deverão ser enviados anonimizados. Assim, solicita-se que as informações de autoria (nome do autor, instituição de origem, email, telefone e endereço) sejam enviadas em uma folha de rosto, juntamente com o título. As citações e referências bibliográficas aos autores devem ser substituídas por "AUTOR (ano)".

Os autores receberão os pareceres juntamente com a decisão editorial.

ATENÇÃO:

As submissões devem ser feitas pelo email: rleespecial@gmail.com