Lançamento: Análise de Redes para Mídia Social



capalivro.jpgEntão, depois de cerca de dois anos de trabalho e três anos de parceria trabalhando conjuntamente com a perspectiva de análise de dados - e de modo particular, análise de redes- em mídia social, eu, o Marco Toledo Bastos e a Gabriela Zago estamos lançando um livro que é resultado disso tudo. Chama-se Análise de Redes para Mídia Social  e acabou de sair pela Sulina.

O livro, escrito a seis mãos, nasceu de várias discussões que tínhamos lá em 2013, percebendo que nós, das áreas sociais e humanas, tínhamos uma dificuldade muito grande de trabalhar com análise de redes, o que resultava em inúmeras confusões conceituais, terminológicas e dificuldade de interpretação dos dados. Então nasceu a idéia de fazermos uma obra introdutória, que falasse de modo bastante acessível e textual (não usamos, por exemplo, definições matemáticas dos algoritmos) sobre as variáveis de rede e como usá-las, dando exemplos e mostrando o que a análise de redes (ARS) pode fazer com os dados de mídia social. Nosso objetivo não foi ensinar a usar softwares (como o Gephi, ou o NodeXL) pois pra isso há inúmeros tutoriais no Youtube. O que queríamos era explicar o que as variáveis que são utilizadas significam e como podem ser aplicadas. Assim, trata-se de um livro introdutório, focado na discussão e aplicação dessas métricas. 

O livro abre com um prefácio do Marc Smith, um pesquisador americano que trabalha com análise de redes há muitos anos, ex-Microsoft Research, que é um dos fundadores do Connected Action e um dos fundadores e desenvolvedores do NodeXL. O Marc fez um prefácio ressaltando a importância do estudo da análise de redes, e do uso desses dados para a pesquisa nas áreas sociais.

Como a gente queria dar uma perspectiva interdisciplinar e mostrar que outras áreas também estão pensando sobre essas coisas (acreditamos que temos muito a ganhar trabalhando com dados e grupos de pesquisa interdisciplinares), convidamos o Fabrício Benevenuto, da UFMG, da área da Computação, um dos grandes pesquisadores brasileiros que está focando dados de mídia social (e que também é precursor no trabalho de estudo de redes da midia social). O Fabrício muito gentilmente aceitou fazer um pequeno texto sobre a importância desse diálogo, que encerra o livro.

O livro também deve sair em uma versão ebook, nas próximas semanas, para quem prefere ler num dispositivo móvel. Assim que tivermos novidades a respeito, repassamos. 

Este livro também é resultado de trabalho desenvolvido com apoio da FAPERGS e do CNPq.

ISBN: 978-85-205-0733-9
Categoria: Mídias Sociais, Comunicação, Cibercultura
Edição: 1ª - 2015
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 182
Peso: 0,232 Kg
Preço: R$ 41,00