O que dá para fazer com Análise de Redes e Mídia Social?


Muita gente questiona, então achei que seria interessante escrever uma pequena série de posts sobre os usos de ARS para mídia social, ou seja, como podemos usar suas métricas para compreender melhor as redes formadas em torno de fanpages, hashtags e canais de mídia social em geral. O foco de nosso livro (Análise de Redes para Mídia Social) é justamente esse: Prover interessados com explicações mais simples e com exemplos de como as métricas de ARS e suas ferramentas podem ser usadas para essas análises. Neste post, usei redes verdadeiras criadas com o NodeXL.

A Análise de Redes Sociais serve para desvelar a estrutura das redes. Isso significa que podemos observar como a rede existe em relação aos vários elementos que fazem parte dela. Assim, por exemplo, podemos analisar se a estrutura de uma fanpage é mais próxima daquela de uma comunidade virtual (onde há laços fortes entre os participantes e capital social de segundo nível, ou seja, institucionalizado) ou mais próxima daquela de uma rede mais aberta (onde há pouco capital social e laços fracos ou nenhum laço). Isso nos dá importantes pistas sobre como a posição de uma determinada marca ou canal na mídia social. Indica, por exemplo, as chamadas "love marks" (marcas amadas, que contam com um grupo de ativistas a seu favor). Também pode indicar se a estratégia de conteúdo do canal atinge seus objetivos em cima dos valores que são prospectados ou não.

No exemplo a seguir, temos duas redes da mesma fanpage no Facebook. Na primeira, vemos que há uma rede fragmentada, onde poucos usuários retornam para comentar os posts. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

redepoucoconectada.png

No proximo exemplo, vemos um caso diferente: uma rede muito mais conectada. Há vários comentários entre os usuários da fanpage, caracterizando um conteúdo mais engajante e um período de muito mais atuação entre a comunidade da marca. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)


redemaisconectada.png


Esse tipo de análise também pode indicar quando há grupos atuando de modo a tornar uma determinada hashtag ou mensagem mais visível ou quanto essa mensagem é mais orgânica. No primeiro caso, a seguir, vemos um grupo fortemente conectado (ou seja, onde pessoas repassam as informações de outros atores do grupo - ou seja, onde já há uma relação anterior- de forma consistente. É um grupo "ativista", ou seja, que atua de modo a fazer uma determinada informação ganhar visibilidade na rede. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)


grupoatuante.png
No segundo caso, a seguir, temos uma mensagem mais orgânica, mais espontânea. Não é possível ver um grupo interconectado que atua de forma a popularizar a mensagem. (Ambos os casos foram coletados no Twitter e dizem respeito a diferentes eventos.) (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)



dubsmash.png


No próximo post, continuo com os comentários sobre o uso de ARS, focando a questão da identificação dos influenciadores.