[21 de maio de 2012]

#Dilmavetatudo: Mobilizações e Mídia Social no Brasil

vetatudotwitter.jpgEsta semana, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, deve decidir se veta (parcialmente ou totalmente) ou não o complicadíssimo Código Florestal. Estou acompanhando desde o início do mês as manifestações no Twitter e no Facebook e, como em raros momentos, percebo uma mobilização de vários setores da sociedade civil contra o novo código, pedindo a Dilma que vete tudo.

Há uma série de estratégias novas sendo usadas pelos grupos como forma de mobilização no ciberespaço. Fico bastante impressionada, pois acarretaram em uma série de eventos também no offline, como a marcha que teve em SP e a Camila Pitanga pedindo o veto no evento do doutoramento honoris causa do Lula. Essa semana, a quantidade de menções, eventos e mobilizações deve crescer, já que Dilma deve tomar uma decisão a respeito. É um dos movimentos que tem tido maior participação da sociedade brasileira no Twitter e no Facebook e é por isso que chamou minha atenção e meu interesse em analisar como está mobilizando e quais grupos estão sendo mobilizados pela agenda. (Cliquem nas imagens para vê-las em tamanho maior.)

vetadilma.jpg

Gráfico gerado com o Topsy. Palavras-chaves: Código Florestal, #vetadilma e #dilmavetatudo.


No gráfico acima, temos as citações aos termos "Código Florestal", #vetadilma (que era a hashtag que originalmente estava sendo usada no Twitter, tendo sido substituída por #dilmaveta, #vetatudodilma, #dilmavetatudo e por aí vai para evitar a detecção de spam e o trancamento dos tópicos pelo mecanismo do Twitter). Vejam como o buzz: O primeiro pico, logo após a aprovação do relatório e do código, inicia as manifestações contra ele. O segundo pico, no início de maio, corresponde a fala da Camila Pitanga e à proposição de um movimento pelo AnnonymousBR (grupo hacker), o "Movimento Veta", onde os hackers organizariam-se para "pixar" sites pelo veto ao código. Os picos posteriores referem-se a movimentações pontuais em torno do veto. Vejam que há uma tendência de forte mobilização esta semana.

Todos Juntos contra o Código

Apenas para exemplificar essa "pluralidade" de grupos que estão atuando de forma a protestar e organizar os protestos contra o código, peguei um grafo pontual de 3 mil e 700 tweets da hashtag #dilmavetatudo do pico de março. Além da Camila Pitanga, vemos outros três grupos fortemente mobilizados: O grupo das ONGs (principal influenciador é a WWF), em azul escuro; o grupo político (com forte interconexão com as ONGs), cujo principal influenciador é a Marina Silva (em azul claro); e o grupo hacker, cujo principal influenciador foi o YourAnnonNewsBR (em verde).

dilmavetatudo.png

Também coletei vários sets de dados no 140kit a respeito da Dilma e do Código Florestal. A idéia era perceber quais hashtags e palavras estão sendo associadas à presidenta. Curiosamente, nos dados da última semana, mesmo sendo uma semana de baixa quantidade de tweets sobre o código florestal, essa questão apareceu fortemente nas hashtags que acompanharam a palavra "Dilma", vejam abaixo:

dilmahashtags.jpg

Ve-se que o Código Florestal é um tema que está conseguindo mobilizar bastante a mídia social no Brasil (considerando aqui mídia social como mídia+pessoas). Tenho mais uma série de dados, mas vou aguardar os dados desta semana para postar com o comentário. A tendência é que esta seja uma semana "quente" em termos de ações de protesto virtual (e não virtual) pedindo o veto. Com o apoio das celebridades e artistas (hoje o Mauricio de Sousa postou um pequeno quadro do Chico Bento que já está aparecendo dentro dos retweets como um foco de mobilização), a mídia social tende a pegar fogo pedindo o veto para Dilma. Resta saber se a presidenta vai ouvir. :-)
por raquel (08:49) [comentar este post]


Comentários

Comente este post