[24 de agosto de 2009]

Facebook x Orkut no Brasil: Alguns apontamentos

facebook-logobrasil.jpgRecentemente, várias pessoas perguntam se eu penso que o Facebook tem alguma chance de repetir o fenômeno Orkut no Brasil e desbancar este último. É uma questão complexa e já escrevi sobre isso em alguns posts mais antigos. De um modo geral, acho que atualmente, é um risco presente e que é provável que o Facebook aumente a massa de usuários no Brasil, dividindo muito em breve com o Orkut a preferência do brasileiro. Mas vejam, não acho que é uma coisa imediata e nem acho que as pessoas vão simplesmente apagar os perfis no Orkut. Parece-me que vai acontecer o que já está acontecendo: alguns usuários vão migrar, fazer o perfil no FB e passar a usar mais do que o Orkut. Com o tempo, vão reduzir o uso e pagar o perfil do Orkut ou simplesmente deixar lá um link para o perfil do FB. Mas por que isso é uma possibilidade?

A Universalidade do Facebook

Embora não sendo o melhor site de rede social em termos de usabilidade, o Facebook é hoje o maior site de rede social do mundo em termos de abrangência. Foi o primeiro a quebrar a barreira cultural que existia nessas ferramentas. Durante alguns anos, observamos - eu e outros pesquisadores - uma tendência a adoção cultural dos sites de rede social, ou seja, do fato de determinados sites serem utilizados dentro de determinadas fronteiras culturais de língua e costumes. Assim, a adoção dos diversos sites era bastante regionalizada. A adoção do Facebook foi na contramão: passou a englobar países que já usavam outros sites, fazendo com que os usuários migrassem para o Facebook. O fato do site estar crescendo tanto indica sua popularização e a probabilidade de que também venha a crescer no Brasil. As redes sociais não são isoladas por fronteiras geográficas e é através delas que acontecem os convites. Com mais gente usando, é provável que cada vez mais gente use também no Brasil. (Vejam esse mapa recente publicado no Techcrunch sobre a abrangência do Facebook no mundo e comparem com esses outros mapas mais antigos.)

A inovação do Facebook

O Facebook não é hoje do tamanho que é por nada. Foi absolutamente inovador quando permitiu que os próprios usuários criassem aplicativos para rodar na plataforma. Com isso, criou uma massa especializada de usuários que inova constantemente os aplicativos, com novos jogos, mashups, ferramentas interessantes e etc. Isso agrega muito valor ao sistema do FB. Hoje, por exemplo, existem várias empresas que são baseadas em desenvolvimento de aplicativos para o Facebook. Com isso, gerou-se um motor de desenvolvimento interno: conforme os aplicativos geram interesse na ferramenta, mais usuários entram no FB por causa deles, mais o FB fica valorizado pelo número de usuários, mais estímulo têm os desenvolvedores para melhorar e desenvolver mais aplicativos inovadores que, por sua vez, vão gerar mais usuários e por aí vai. Novas formas de monetizar esses aplicativos estão sendo criadas e são mais um estímulo para que brasileiros passem a desenvolver aplicativos para o sistema, gerando mais interesse na ferramenta por aqui, o que também pode desencadear mais interesse no sistema. (Coisa que, inclusive, o Zuckerberg recentemente veio estimular por aqui...)

A maior preocupação para com a privacidade online no Brasil

A preocupação para com a privacidade online está cada vez mais presente no Orkut e no Brasil. É cada vez maior o número de usuários com fotos, scrapbooks e etc. fechados apenas para amigos. A adoção de apelidos e nomes diferenciados, para evitar que sejam "buscados" pelo sistema também é cada vez mais comum, bem como o uso de fotos que não identifiquem totalmente. Há também uma pressão forte da mídia e das escolas para que crianças e jovens passem a se preocupar mais com o tipo de informação que colocam online. Há vários anos era comum encontrar até o número do telefone das pessoas no perfil do Orkut. Hoje, cada vez menos informação está disponível nesses mesmos perfis. Isso é uma decorrência do crescimento da ferramenta e também do amadurecimento da apropriação do Orkut. Mas também atinge diretamente um dos mais importantes valores dessa apropriação: o social browsing, ou o "xeretar socialmente no perfil alheio". Com menos informações disponíveis, há uma desvalorização dessa apropriação. O Facebook, que tem investido muito na privacidade dos perfis, passa a ser uma opção interessante nesse contexto.

A necessidade de diferenciação

A danah boyd escreveu há um tempo um ensaio sobre o Facebook, que na época competia fortemente com o MySpace nos Estados Unidos, e a apropriação dos dois sites como forma de diferenciação de classe social. A diferenciação é uma característica humana. Ao mesmo tempo que temos uma quantidade enorme de internautas de todas as cores, classes e credos no Orkut, surge também a necessidade de ser diferente, de estabelecer fronteiras. Penso que é possível que isso também aconteça em relação à adoção do Facebook no Brasil. Já observamos as qualificações de uso das ferramentas em termos como "orkutização" e "favelização do orkut" sendo constantemente repetidas. Essas qualificações refletem também características da apropriação das ferramentas e é preciso que se observe de perto como isso se reflete nos diversos grupos sociais.

Vejam, novamente, isso não quer dizer que o Facebook vai repetir o Orkut. Acho difícil que tenhamos um sistema tão abrangente em termos de população como é o Orkut hoje. Mas acredito que, a menos que o Orkut comece a inovar muito em um curto espaço de tempo, é bem possível que o Facebook comece a criar uma massa de usuários no país muito mais rápido do que muitos imaginam e que vá dividir a liderança no País com o Orkut. Atualmente, o Facebook tem pouco mais de um milhão de perfis, contra os mais de 40 milhões no Orkut (praticamente um inseto diante de um elefante). Veremos o que vai acontecer nos próximos meses e se esse risco realmente vai começar a aparecer.
por raquel (09:52) [comentar este post]


Comentários

Renato Freitas (agosto 24, 2009 11:21 AM) disse:

Acho muito provável que o Facebook realmente ultrapasse o Orkut no Brasil. Mas só em alguns nichos, principalmente levando em conta a dificuldade de usar o FB e essa necessidade de diferenciação.

Gerson Luiz Martins (agosto 24, 2009 12:21 PM) disse:

Raquel! Creio também que há, em curso neste momento, uma diferenciação de perfil no uso das duas redes. Parece-me que, com a invasão dos adolescentes na rede orkut, essa plataforma se tornou mais "jovem". Os mais "acadêmicos" e outros perfis mais "maduros" buscaram outra rede e se encontram no FB.

Marcos Campelo (agosto 24, 2009 3:48 PM) disse:

Oi Raquel, como sempre um excelente artigo!

Confesso que fiquei curioso com o início do 2° parágrafo do seu post, onde você afirma que "Embora não sendo o melhor site de rede social em termos de usabilidade, o Facebook é..." . E qual seriam as melhores redes sociais em termos de usabilidade??

Gilber Machado (agosto 24, 2009 7:57 PM) disse:

O FB ainda é um grande cadastro de perfis no Brasil, mas pouca interação. Os debates e volume de conteúdo social estão presentes no Orkut (fotos, vídeos e tópicos nas comunidades).

Destaco "A diferenciação é uma característica humana" é acho que isso é a grande motivação com o FB.

Mas o FB tende a continuar crescendo, mas me parece que o Google não está assistindo isso parado!

Angelo (agosto 25, 2009 1:07 PM) disse:

Oi Raquel, sempre leio seu blog. Acho que nunca comentei aqui. Mas vamos lá, me identifiquei muito com esse post, é exatamente assim que vejo as pessoas se comportando com a migração. O meu perfil no orkut. Já foi migrado. Lá, não tenho mais amigos, somente algumas comunidades que acho interessante e um disclaimer sobre a " migração para o facebook e twitter"
Se perguntam "qual é teu orkut?" Eu digo que já nao uso mais e explico o que é facebook. Tem dado certo.

Thiago Porfiro (agosto 31, 2009 9:33 PM) disse:

Pois bem, o que eu acho sobre isso?

Acho que existem 2 possibilidades que realmente ficam claras. A elitização do Facebook e a interface um tanto quanto não amigável dele. Acredito que essas são as duas questões que equilibram a gangorra do Facebook x Orkut.

O fato do Facebook teóricamente ser "mais difícil" de realizar certas tarefas, de certa forma inibe a criação de perfis vindos de pessoas com um pouco menos de ambientação no mundo da internet e das redes sociais. Fazendo com que as únicas que se arrisquem mais nele, sejam os com um pouco mais de conhecimento na internet.

O Orkut, para o brasileiro, não passa tão somente de uma forma de comunicação. E essa comunicação é fácil de ser executada pela interface do Orkut. Na interface do Facebook, nem tanto. Temos no Orkut as comunidades dos nossos times de futebol, dos filmes que gostamos, tudo no mais fácil acesso. Assim pode-se compartilhar facilmente informações sobre os mesmos. No Facebook, apesar de termos a maioria dessas coisas, além de não ser tão fácil, temos o Orkut ali nos esperando, para executarmos tudo facilmente como antes.

Talvez o que pese nessa gangorra para algum lado ganhar, seja a preguiça de mudança dos brasileiros.

Daniela Pedrinha (setembro 1, 2009 10:53 AM) disse:

Eu gosto mais do FB.. talvez pelas funcionalidades e maior privacidade.

Sinceramente acho que essa grande massa que usa o Orut não fará essa troca, muitos vão migrar por curiosidade e pq se fala mto na novidade FB aqui, mas nem todos ficarão devido a limitação de idioma.

Apesar do FB ter versão em Português (e tantos outros idiomas), nem tudo lá fica no nosso idioma, por isso quem não fala inglês sentirá difícil em acompanhar. Falo isso por experiência com meus amigos brasileiros. Muitos criaram conta no FB por ouvir falar que era "legal" pela novidade.. mas não usam como o orkut justamente por causa do idioma.

Graças à Deus, pq ter que aturar as porcarias que atuamos no Orkut seria demais!

Rebeca Pimentel (setembro 9, 2009 8:15 PM) disse:

Raquel,
Li um poco sobre você e espero que possa me ajudar! Estou fazendo uma Monografia da Faculdade Católica do Ceará, curso de estilismo e moda.O tema é sobre as vantagens de blogs em uma marca. Queria a indicação de livros seus e de pesquisa,onde encontrar definições sobre o que é blog em livros.Estou com dificuldades para encontrar bibliografia a respeito disso.
Aguardo resposta! Obrigada!

tejo (outubro 20, 2009 3:40 PM) disse:

Sou um dos que ingressaram no FaceBook pelo modismo, confesso. E juro que não vi novidade alguma. Acesso muuuuito eventualmente.

Leonardo Ivo (março 7, 2010 6:49 PM) disse:

O Facebook é mais dificil de usar e essa questão da privacidade acaba sendo um problema no que se refere as comuidades, pois em geral o conteudo costuma ser restrito assim como a participação. No Orkut o acesso a elas é mais facil. Até porque ninguem vai no Orkut apenas para ficar vendo perfil alheio ou para reencontrar amigos e sim para discutir idéias e informações de carater muitas vezes publico em comunidades. Este é o caso de metade das pessoas que usam o Orkut. No Facebook isso é dificultado.

MRodrigues (março 8, 2010 11:58 PM) disse:

Facebook é confuso e apessoal, é mais usado por causa dos aplicativos, o Orkut é mais simples e social, prefiro ele, mas o google se esforça para não integrar seus serviços, se o orkut e outros serviços do google fossem melhor introsados, o Orkut seria imbatível.

Christian (abril 19, 2010 2:43 PM) disse:

creio que possa passar sim ,como foi dito sem acontecer isso não será da noite pro dia , na época do IRC redes de mIRC tipo scoop e cia ,niguém dizia qe messenger da microsoft recém chegado no Brasil irá acabar com muitas redes de IRC e bota o mesmo pra escanteio ,no começo MSN não impaco muito mais com o tempo as pessaos foram usando aos poucos até desistirem do IRC , isso é um exemplo do orkut vcs facebook no Brasil , que poderá acontecer mesmo caso.

Eliane (abril 29, 2010 3:45 PM) disse:

O Orkut é muito forte na questão de 'Comunidades', quando as pessoas se envolvem com algo em comum e estabelecem relações a partir disso. O Facebook não possui isso, embora o equivalente das comunidades sejam os 'Grupos', ainda é muito fraca a participação ativa dos usuários nesses espaços.
Como já foi comentado, o FB se destaca tanto pelos aplicativos quanto por uma certa e aparente diferenciação de classes. Mas ainda acredito que vá demorar muuuuito para ele alcançar o que o Orkut alcançou.

:)

Tatiii Almeida (julho 12, 2010 6:05 PM) disse:

Eu acho que o orkut vai afundar, ou ele vai ficar com a galera que nunca saiu do Brasil. Há 1 ano eu era orkuteira master, e nem ligava para o facebook. Final do ano passado entrei, demorei a me acostumar, via aquela enchurrada de informações e me perguntava para quê? Aprendi ocultar, editar configurações de privacidade e aplicativos, entendi o que sao amigos números e amigos que eu realmente me importo, e migrei completamente para o facebook. Não deletei o orkut, mas meus amigos, conversas, estão no facebook. Orkut eu só uso para as comunidades (como a Eliane), e eu acho que a forma como as informações, as trocas nas comunidades são apresentadas, são mais fáceis de achar e de se relacionar. Acabo usando o orkut como uso foruns (aliás, prefiro o orkut), eu não converso com amigos no orkut, converso no facebook. Estudo publicidade e as trocas em comunidades são muito valiosas. O pessoal fala sobre marcas abertamente, seja com amor, seja com odio.
No facebook, eu particularmente, tenho problema com jogos, sou viciada demais, isso me prende muito tb e achei o máximo, vc poder jogar e permitir que só um grupo de pessoas ou ninguém veja que vc está jogando, perdendo tempo na vida.
Eu acho muito legal isso de vc poder escolher quem vê e quem não vê cada post seu. E a gente ainda linka tudo no facebook, esta privacidade é interessante. Já no orkut eu acho que a privacidade é falha, pq se vc opta por ninguem escrever para vc, ninguem pode nem ao menos te enviar uma mensagem, vc vira uma figurinha ali colada para ninguém. Os filtros no orkut são muito radicais, se vc nega um item, vc nega tudo. Era mais fácil me encontrar no orkut, que podia usar 3 i's, facebook não deixa. Eu testei 2 dias o orkut novo e odiei o visual, muito poluído.
Facebook virou sinônimo de amigos e novos relacionamentos que vem através dos grupos em comum. Orkut virou pesquisa sobre qualquer tema que o consumidor revele abertamente e sem cachê. Twitter é minha rede de informação, junto com o Google Reader.
Eu já tenho alguns amigos do sertao baiano no facebook, mas são poucos, bem poucos, eles tem mas não usam muito, ainda preferem o orkut.
Ah, uma coisa que me deixou irritada no orkut e foi quando eu comecei migrar mais para o facebook, foi quando eu quis mandar um email para uns 7 amigos, e aquele csv do excel, não tinha mais a opção de ver o email da pessoa, só aniver, signo, casado, solteiro, coisas que na boa, é meu amigo, eu já sei isso, aí pensei, na boa, tá ficando muito chato e sem utilidade isso aqui.
Não quero um álbum de figurinhas (orkut), quero conexão (facebook).

Abraço, Tatiii Almeida

* desculpem, eu sempre escrevo demais.

Tiago da Silva Ferreira (janeiro 25, 2011 2:31 PM) disse:

Eu tentei, tentei, ma snão consigo usar o facebook! O site é muito poluído e mal feito. O visual é deprimente e é difícil interagir com as pessoas. No orkut vc adicionas as pessoas e elas respondem e se tornam seus amigos. No Facebook todo mundo é indiferente, ninguém responde suas mensagens e nos fóruns não há discussão. Fica difícil fazer novos amigos num site que não tem comunidades de discussão! Sem contar que muitos usuários possuem um inglês precário e não consigo me comunicar com eles. Gente da Indonésia fica me adicionando, mas não entendo o que eles falam. Acho que tem mais indonésios no facebook do que na própria Indonésia!!!
O site é um caos. Só uso pra manter contato com amigos estrangeiros que conheço. De resto não dá pra usar!

Manuela Ferreira (outubro 3, 2011 5:08 PM) disse:

Concordo com o Tiago, meu xará de sobrenome, rs. Não sei que graça tem o Facebook e o Twitter. O povo só fala besteira e não interage. No orkut pelo menos tinham as comunidades, onde as pessoas conversavam nelas ou através de seus perfis e ainda expressavam sua opinião sobre o tópico de interesse comum.

Comente este post