[20 de novembro de 2009]
Jogos e Redes Sociais: o caso do Mafia Wars
![mw.jpg](http://www.pontomidia.com.br/raquel/imagens/mw.jpg)
Os jogos do Facebook seriam uma categoria do que se chama jogo casual. Ou seja, são jogos que naturalmente possuem uma retenção mais baixa, pois são construídos para jogar "nas horas vagas": são simples e de fácil compreensão e a maior parte deles não prevê um roteiro complicado ou dificuldades mais explícitas. No entanto, há diversas apropriações que mudam essa realidade um pouquinho e que tornam determinados jogos muito fortes e com um impacto social
O caso do Mafia Wars
O Mafia Wars é um exemplo emblemático dessas questões. O jogo é um pouco mais complicado que a média, com uma série de movimentos possíveis mas, uma vez aprendido, torna-se simples e, inclusive, meio chato. No entanto, é um jogo que tem uma comunidade muito ativa de jogadores, que retornam todos os dias. Pensando nisso, entrevistei alguns usuários e passei um tempo mergulhada no jogo e em suas comunidades há alguns meses. Assim, construí alguns apontamentos a respeito do caso.
Heavy Users
![mw2.jpg](http://www.pontomidia.com.br/raquel/images/mw2.jpg)
É claro que toda essa construção fortalece imensamente o fato do jogo ser um RPG (role playing game), criando um mundo de fantasia e de atuação para os jogadores mais comprometidos. E são esses jogadores que acabam sustentando os jogadores mais casuais, seja através de incentivos sociais, seja através da manutenção da circulação de valores no jogo. O Mafia Wars só tem graça se outras pessoas estiverem jogando, desbloqueando reinos e mostrandos para os demais os ítens mais avançados, mantendo o interesse no processo.
Redes Sociais Utilitárias
Outro elemento interessante é que essas apropriações tornam o jogo mais social, indo além de um jogo individual com competição social. E isso impacta imensamente nas redes sociais que estão explícitas por esses jogadores no Facebook. Por exemplo, uma prática comum é adicionar toda a sua "família" como amiga no FB, apenas para que o jogo a reconheça como parte da sua rede social (os jogos do Facebook automaticamente listam as pessoas da sua rede social como amigos no jogo). Logo depois, os usuários deletam todos esses "amigos", utilizando a ampliação da rede social simplesmente para aumentar sua força no jogo. Assim, aparecem personagens com 500, 600 amigos no Mafia Wars, mas se constatarmos as redes sociais dos jogadores no Facebook, elas poderão ser bem menores. Deste modo, se mapearmos a rede social do usuário no jogo e fora dele, veremos que há partes imensas que não se sobrepõem. Isso significa que os jogadores estão criando redes sociais diferenciadas para objetivos sociais diferenciados, baseados no capital social percebido. Assim, há redes sociais dentro das redes sociais, com formas específicas de valores e transações. Isso vai tornando o processo de agrupamento social mais utilitário e mais focado em pertencimento e associação.
![redememe.jpg](http://www.pontomidia.com.br/raquel/imagens/redememe.jpg)
Estas observações vão na mesma direção de algumas pesquisas e artigos que recentemente publiquei, discutindo o fato de que a Internet permite novas apropriações das estruturas sociais, apropriações estas focadas nos tipos de capital social percebidos em suas diversas ferramentas. (Falei disso em uma pesquisa com a Gabriela Zago sobre o Twitter.) Vou escrever mais sobre essas observações do Mafia Wars nos próximos posts. :-)
por raquel (07:22) [comentar este post]
Comentários
arnaldo queiroz ribeiro filho (novembro 25, 2009 10:30 AM) disse:
Eu nunca havia testado o mafia , wars , e ja tem umas 3 semanas que não paro de jogar! e acho que tem muita gente que adiciona outras pessoas , no facebook para aumentar sua mafia, e acho impresionante o apelo comercial, do jogo toda hora ficam te incentivando a comprar , mas creditos no sistema e até promoção para a blackfriday estão fazendo, achei bom para sociabilizar pelo menos dentro do jogo, mas acho que usuários tem que tomar cuidado para não gastar no sistema e perderem o controle!
Marino Mirante (dezembro 28, 2009 2:56 PM) disse:
Professora, eu não chego a ser um heavy user do Mafia Wars, mas gosto bastante a ponto de ter duas contas e jogar freqüentemente com as duas. Seu artigo é bem preciso e reflete o que, na minha opinião, se pode compreender do Mafia Wars.
Acho que faltou explorar um ponto relacionado aos usuários que compram 'reward points' e, em alguns casos, são cheaters e contam com a conivência da Zynga fazendo com que outros usuários se sintam lesados quando fazem compras de 'reward points', mas não usam scripts no jogo. Provavelmente a senhora soube da história da manifestação destes cheaters quando interromperam a compra de moedas para protestar contra a suspensão de contas que se valiam de scripts proibidos no jogo. Houve uma queda muito grande na compra e de moedas e a Zynga voltou atrás devolvendo o acesso aos cheaters. As threads nos forums foram apagadas pela empresa para que não deixassem rastros. Só tenho esta evidência do ocorrido: http://games.slashdot.org/story/09/12/17/0429227/Facebook-Mafiosi-Go-To-the-Mattresses-Vs-Zynga?from=rss&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Slashdot/slashdot+(Slashdot).
Me pergunto se coisas assim afetariam a relação do usuário regular e comum como eu ou pagante como outros e o jogo. Será que as relações seriam as mesmas e seria possível ver o Mafia Wars da mesma forma que descrito em seu artigo?