[30 de janeiro de 2006]

My Space e o Software Social

- O MySpace é o Orkut de uma grande quantidade de pessoas, de um modo especial, nos Estados Unidos. Com mais de 43 milhões de usuários, é o primeiro software social a aparecer no top 10 do alexa entre os sites em inglês mais populares. Ao contrário do Orkut, no entanto, o MySpace é tipo um Geocities melhorado, com fotolog e outras tranqueiras. O Orkut, entretanto, aparece apenas em oitavo na lista, perdendo para o Blogger. Acabo pensando porque o Orkut pegou com tanta intensidade no Brasil e o MySpace não.

De qualquer sorte, a explosão do MySpace, assim como a do Orkut no Brasil, ressalta o aspecto do trabalho que citei alguns posts abaixo: a Internet é uma ferramenta de comunicação por excelência e, mais do que isso, uma ferramenta de interação social. E proporciona toda uma nova forma de interagir, para a qual cada vez menos estamos preparados. Acho que também mostra um elemento fundamental que eu acredito que seja freqüente nas redes sociais constituídas pela CMC: existência de laços fortes (que foi tema de uma loonga discussão com o Juremir na minha banca) e uma glocalização das comunidades virtuais. Grupos locais parecem tender a ser mais fortes e mais procurados em todos os SS.
por raquel (17:59) [comentar este post]


Comentários

Adri Amaral (janeiro 31, 2006 11:41 AM) disse:

oi Raquel, durante todo o tempo q passei nos EUA ninguém q não fosse brasileiro tinha ouvido falar em Orkut, em compensação td mundo acessava o My Space.

erico (janeiro 31, 2006 4:49 PM) disse:

Só porque li ao mesmo tempo isso e o texto do Álvaro Pereira Júnior:

Orkut só serve para falar

Cada vez que acontece alguma coisa importante no Brasil e isso leva à criação de mais uma comunidade no Orkut, me dá uma tristeza dos diabos. Há poucos dias tivemos a lambança dos ingressos do U2, e não deu outra: surgiram dezenas de comunidades descendo a lenha nos organizadores.
Não que os organizadores não mereçam, não é isso. É que uma comunidade dessas não serve para nada, só para as pessoas falarem, falarem... O Orkut, fenômeno social avassalador no Brasil, presta para que a nova geração, aquela da internet, da superdose de informação, enverede pelo mesmo caminho de seus bisavós. Como se faz no Brasil há 500 anos, a molecada do Orkut troca a prática pelo discurso.
Como já escrevi há semanas, o Orkut só conta no Brasil. Fora daqui, a comunidade virtual que bomba chama-se myspace.com. Ela não é só papo-furado. Serve para muita coisa, principalmente para músicos novos que precisam de divulgação.
Leitores de "Escuta Aqui" que também são músicos e entraram no myspace.com contam histórias de sucesso. Um deles diz que teve de parar de adicionar amigos e chegou a tirar do ar suas músicas mais legais, porque "aparece tanta gente propondo parcerias que acaba gerando a maior confusão".
Outro relata: "Coloquei a minha bandinha ali sem grandes pretensões, e a coisa meio que vem saindo do controle, pro bem e pro mal. Quanta diferença da jequice dos sites de música locais e do fofoqueiro Orkut".
Enquanto isso, no Orkut, o povo fala, fala, fala...

Raquel (janeiro 31, 2006 6:50 PM) disse:

É uma posição muito reducionista a dele. Concordo que tem um monte de besteira no orkut, como tem nos blogs, fotologs e mesmo no myspace. Agora não dá para generalizar dessa maneira, porque tb tem comunidades que divulgam bandas, filmes, empregos e onde as pessoas fazem reviews e dao dicas de produtos. Agora dizer que uma determinada ferramenta de comunicação é isso ou aquilo baseado em alguns casos isolados ou mesmo no uso majoritário ou minoritário de alguns grupos é, como diz o texto, falar sem propriedade.

Adri Amaral (fevereiro 1, 2006 12:46 PM) disse:

é, concordo contigo Raquel, não dá pra demonizar uma coisa em funçaõ de outra. so falei do myspace pra enfatizar, acho que na real os dois funcionam muito similarmente. e qual o problema em falar , falar... bjos

Comente este post