[29 de outubro de 2010]

Orkut x Facebook no Brasil

orkutfb.jpgJá faz algum tempo que eu trabalho como consultora na área de redes sociais e sites de redes sociais na Internet. Em 2005, trabalhei com o Google e o objetivo foi explorar os motivos do sucesso do Orkut no Brasil. Falei várias vezes desses resultados em entrevistas e escrevi um pouco aqui e aqui. Também trabalhei com o Google em 2007, desta vez na Índia, quando o Facebook começou a ameaçar o Orkut por lá. Na época, no nosso relatório, eu e a equipe apontamos um monte de fatores de risco, onde eles podiam realmente perder o mercado na Índia. E no ano passado, escrevi um post explicando os riscos que o Orkut corria aqui no Brasil. (Inclusive, participei de várias discussões por e-mail com o Calazans do Ibope a respeito dessas percepções.:)

Hoje, eu continuo pensando na mesma coisa. E apontaria os três fatores pelos quais o Facebook vem dando certo no Brasil (com algumas inclusões):

  • Aplicativos e Jogos - Eu diria que um dos grandes fatores motivacionais (se não o mais importante) para a migração para o Facebook está nos aplicativos e, de um modo especial, nos jogos. Também consultei para empresas de jogos e fiquei impressionada com a aceitação e o papel dessas ferramentas no crescimento do Facebook. Não se enganem, apesar da interface do Facebook ser uma barreira à adoção no Brasil, é cada vez maior a motivação para aprender por causa dos jogos. E o que é mais curioso: Essa adoção se dá entre usuários que não são normalmente early users. Como o jogo é adotado em grupo (a graça é jogar com e contra os amigos), há um grande espalhamento de convites para as redes offline, o que contribui para o crescimento do FB por aqui.
  • Ilusão de maior privacidade - Já comentei isso, mas um dos maiores problemas do Orkut hoje é a questão da privacidade. Essa é uma preocupação recente, especialmente entre os usuários de classes mais altas. O Facebook tem sérios problemas com a privacidade, mas passa a ilusão de que é mais privado. Além disso, muita gente descobriu as benesses de ter um grupo menor de pessoas adicionadas na sua rede social e como tem menos gente no Facebook, a rede não está muito clusterizada ainda e é possível ter menos gente com acesso ao seu perfil.
  • Diferenciação - Apesar de menos importante, eu apontaria a migração também pela diferenciação e de criação de fronteiras que foram apagadas no Orkut. As pessoas migram também porque querem estar num espaço diferente, onde não estão as partes negativas do Orkut/as populações e etc. Está baseada na ilusão de privacidade que falei acima.

Tem muitas questões que precisam ser observadas aí. Mas sim, acredito que o Facebook já é uma ameaça ao Orkut no Brasil. Não vejo uma migração em massa para o FB a curtíssimo prazo. Mas vejo uma perda de valor no Orkut que pode acarretar numa divisão de populações considerável e numa queda expressiva no tráfego a curto e médio prazo (na verdade, li em algum lugar que a queda já ocorria). E a longo prazo, talvez uma perda de usuários igualmente expressiva. Até porque estamos vendo acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu na Índia. Vamos esperar para ver.
por raquel (08:15) [comentar este post]


Comentários

Leandro (outubro 29, 2010 8:57 AM) disse:

Há uma diferença entre o perfil dos usuários. O orkut é acessado pela grande massa que tem pouco conhecimento em infomática no geral. Diferente do perfil dos usuários do facebook.
A migração eu acredito que aconteça porém será a longa prazo. O orkut tem muitos usuários que nunca houviram falar do facebook e se já tiveram um contato o site ainda não se sente atraido para migrar ou acessar os dois paralelamente.

Tiago (outubro 29, 2010 1:48 PM) disse:

Mas, Raquel, se os usuários começarem a migrar pro Facebook, não começará a inchar e os fatores "Ilusão de maior privacidade" e "Diferenciação" desaparecerão?

Bruno Pimentel (outubro 29, 2010 2:09 PM) disse:

Raquel, o Orkut também tem dado muito espaço para jogos e aplicativos. Na sua opinião, porque ele perde a batalha nesse quesito específico? O simples fato do Facebook ter saído na frente tem sido decisivo?

Marcus Vinícius (outubro 29, 2010 2:40 PM) disse:

Raquel o que ocorre com o Facebook no Brasil pode ser expresso pela curva de vida de um produto. O Orkut está em declínio, isso é fato, não só em função do Facebook mas também graças ao Twitter e sua dinamicidade. O Facebook começa a sair de uma fase onde apenas pessoas vinculadas a área das redes sociais na web, comunicação em geral, profissionais da área de computação, etc, o utilizam. São os chamados "consumidores pioneiros", são aqueles que forma opinião. A próxima etapa apontará um crescimento forte e a taxas elevadas. Pessoalmente acho que o Orkut perderá 50% da sua audiência em dois anos.

Marcus Vinícius (outubro 29, 2010 2:42 PM) disse:

A propósito, estou lendo seu livro sobre redes sociais no Brasil. Parabéns pelo seu trabalho, gostaria muito de obter maiores informações e trabalhos anteriores seus ou de autores com quem está familiarizada, pois estou ingressando no mestrado em administração da UFRN e pretendo estudar o uso do Orkut, Twitter e Facebook por empresas do meu estado. Abração!

Ewerton (outubro 30, 2010 11:10 PM) disse:

Os games sociais deram uma vida ao que antes se resumia a bisbilhotar as fotos alheias e deixar recados. No entanto a criação de games para o facebook é muito mais fácil do que pra orkut. Em apenas 6 horas aprendi e desenvolvi uma aplicação para facebook integrada com o Flash. Já para Orkut a situação é diferente, faz quase um mês que tento desenvolver para o orkut e o sandbox não ajuda. Além do facebook ter uma API para flash que funciona, ao contrário do orkut. Com isso desenvolvedores vão popular as opções para facebook o que ocorrerá de forma tímida para orkut.
Acredito que isso será um tiro no pé para o Orkut.
Logo alguém vai desenvolver uma app social legal que dará o motivo que falta para a migração em massa para o Facebook.

Cleber (novembro 1, 2010 1:07 AM) disse:

Seria interessante um post sobre o que o orkut deve fazer para continuar no topo do Brasil.

Thaise (novembro 4, 2010 9:28 PM) disse:

Concordo com o Cleber, como o Orkut conseguiria se manter perante ao Facebook? Acho um bom tema para discussão.

Cíntia Dal Bello (novembro 6, 2010 11:49 AM) disse:

Raquel, seguem alguns pontos para enriquecer o debate;
- concordo com a percepção de que o facebook já é uma ameaça real ao orkut no Brasil, embora sua base de membros ainda seja cerca de 5 vezes menor.
- concordo sobre a ilusão de maior privacidade no facebook, mas é preciso considerar que a imprensa (e também a sociedade civil organizada) está fazendo bastante pressão para marcar a ideia de que o facebook é bastante desrespeitoso com relação à privacidade de seus usuários.
- em contrapartida, o orkut saiu na frente ao lançar o "grupo de amigos" (que o facebook já copiou, mas sem fazer o estardalhaço publicitário promovido pelo google).
- a questão da privacidade (como valor) e da segurança dos dados privados está na ordem do dia (no caso do orkut, a vivência do brasileiro ficou marcada pelas especulações e intrigas cotidianas; no caso do facebook, a vivência - pelo menos ao que me parece - é de intromissão publicitária a todo momento. Neste caso, é como se no orkut a vigilãncia fosse da ordem do pessoal e, no facebook, a vigilância tivesse se "profissionalizado").

Bom... o assunto não pára por aí, é bastante complexo e polêmico, com muita água ainda pra rolar... Um abração!

Rodrigo Fukunaru (novembro 19, 2010 10:44 AM) disse:

Olá Raquel!
Em conversas com amigos, fora do ramo da comunicação, de forma geral, percebi que os usúarios do Orkut estão lá, exatamente pela interface simples que o site oferece, com essa corrida desenfreada atrás do Facebook, ele (Orkut) tem se tornando uma "prateleira de shampoo", com uma variedade exagerada de aplicativos que muitas pessoas estão reclamando! Não seria mais interessante o Orkut se posicionar para este nicho, ou você considera que este nicho acabará em breve com a saída dos baby-bommers de cena? E por isso o Orkut tenha tanta necessidade de conquistar essa fatia de mercado do Facebook?

Grande abraço!

raquel (novembro 21, 2010 8:22 AM) disse:

Não sei, eu acho que os aplicativos tentam mudar a apropriação do orkut que é de social browsing... mas o problema é que a maioria foi implementada LOTADA de bugs e acabou sendo pouco usada (com exceções). Então não sei até que ponto os aplicativos vão funcionar a longo prazo (péssima qualidade em geral x a qualidade dos do Facebook). O problema do orkut é que precisa manter as visitas e o tráfego para vender publicidade, que atualmente é a principal forma de monetização. Ou seja, funcionar só como social brownsing com acesso esporádico não funciona mais...

Tens razão qto a interface do orkut - foi um dos principais motivos pelos quais o orkut deu certo no BR.

Xandi (novembro 26, 2010 3:49 PM) disse:

O simples fato de ter a oportunidade de recomeçar do ZERO sua rede social, sem cometer os erros do Orkut quando tudo era novidade.
No FB sua lista de amigos fica mais seletiva.

Aliado a isso, suas vantagens são de propiciar achar amigos de qualquer parte do mundo, sendo uma rede realmente mundial. Também a interface é um pouco mais limpa.

Para o lado do voyeur, com certeza o FB é muito mais aberto, as pessoas fecham menos seus albuns e seus murais. Tem mais graça vasculhar a vida dos outros no FB do que no Orkut.

Por fim o ótimo recurso de INDICAR amigos, até onde percebi, foi inovação e mérito do FB. Esse recurso é divertido, tu tem várias surpresas com as indicações. Isso não existia no Orkut, ou tu garimpava por conta própria ou não achava ninguém. Pra mim esse foi o motivo killer.

Xandi (novembro 26, 2010 3:50 PM) disse:

E já esta esquecendo... parabéns pelo ótimo artigo. Estou fazendo uma avaliação para uso dessas midias sociais internamente e externamente em organizações e teu material ajuda.

Tharley Mota (fevereiro 7, 2011 2:59 PM) disse:

Concordo com o seu ponto de vista, Raquel. Acrescento que a percepção que as agências de publicidade estão tendo da insatisfação dos usuários do orkut são basicamente duas:
- Updates intransigentes impostos pelo Google e e que não agragam nada em termos de melhor performance e divertimento p/ o site.
- A massificação do Orkut e a novidade do Facebook tem causado o seguinte pensamento: "orkut" hoje é visto como o site dos pobres e recém-inseridos no mundo digital, enquanto o FB está sendo visto como uma alternativa "cool" aos usuários intermediários/avançados e que querem se manter dualmente em redes sociais, mas também na dianteira das novidades da internet. A percepção de que o FB está caindo no gosto dos que querem se diferenciar está sendo também alimentada pela divulgação do filme sobre sua criação

Comente este post